Oficina de formação continuada para professores de história do ensino básico e superior

04/06/2019 10:36

Com o objetivo de proporcionar maior proximidade entre professores da rede pública de ensino de Santa Catarina e professores das universidades públicas do estado, a UFSC sediará, a partir do dia 10 de junho, a “Oficina de formação continuada de professores: ensino de história euso de fontes”. Os encontros serão realizados quinzenalmente, às 14h, no Departamento de História da UFSC, sala 10. Somente nos dias 02/08, 02/09, 09/10, 08/11, as atividades para os professores serão na parte da manhã e da tarde, tendo duração total de, aproximadamente, oito horas. Nos demais dias a atividade será de quatro horas.

A razão de ser do curso superior de história é formar pesquisadores e educadores, mas por uma série de injunções a formação de professores fica sempre em segundo plano, relegada aos cursos de educação, como uma atividade secundária. Assim, em segundo lugar, a oficina objetiva proporcionar uma atividade na qual o protagonismo da formação de professores esteja nas mãos dos próprios professores de história, da rede pública e da universidade. Disso resulta o terceiro objetivo: pensar o ensino como uma tarefa política e acadêmica que envolve professores em todos os níveis, sem distinção, da universidade ao ensino fundamental. Para isso, será promovida a discussão de temas relevantes tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto do ponto de vista prático para a operação em sala de aula no ensino médio ou fundamental.

A sala 10, do Departamento de História, fica localizada no corredor à esquerda, no 2º andar do Bloco C do CFH.

Notícia completa.

Tags: Formação de professoresLicenciatura