Instruções de uso do Laboratório de História Pública
Normas de utilização do Laboratório de História Pública (LAPIS) do Departamento de História.
Informamos que o LAPIS ainda está entrando em atividade. No momento não contamos com um docente que atue como supervisor exclusivo do ambiente, nem técnico administrativo que atue gestão e na conservação dos equipamentos e espaço do laboratório. Essa falta de pessoal limita a capacidade de receber projetos e turmas do laboratório. Cada docente que realizar a marcação assume a responsabilidade pelo bom uso e preservação dos equipamentos do ambiente.
- As marcações de uso do LAPIS devem ser feitas através de contato com a Secretaria do Departamento de História, sendo necessário a consulta prévia à agenda do laboratório. O uso preferencial da sala é para o desenvolvimento de projetos de extensão;
- O LAPIS possui:
- Ambiente para gravação de podcasts;
- Ambiente para gravação de vídeos;
- Ambiente para gravação de áudios, com alto isolamento acústico;
- Dois computadores para edição de vídeos;
- Computadores para edição de áudio;
- Datashow.
- As marcações devem conter as seguintes informações, necessariamente:
- Nome do servidor responsável;
- Nome do projeto vinculado ao uso ou disciplina e turma que utilizará o laboratório;
- Dia e período de utilização;
- Qual espaço será utilizado (conforme item 2), é permitido a utilização de mais de um ambiente simultaneamente.
- Solicitamos que as reservas sejam encaminhadas com prazo de ao menos 24h de antecedência;
- É necessário atenção às marcações na agenda, que não seguem o padrão de marcações da Sala 10. Na agenda do LAPIS podem ocorrer múltiplas marcações no mesmo horário, devido aos espaços diversos. Uma marcação no horário desejado não necessariamente indica impossibilidade de uso do laboratório naquele horário por outra turma ou projeto. É necessário checar se o espaço específico pretendido está ocupado, para isso basta acessar os detalhes da marcação na agenda;
- No caso da chave ser retirada por uma ou um aluno é necessário que se faça a reserva com ao menos 48h de antecedência, indicando o nome e matrícula da ou do aluno. Este período é necessário para comunicação à secretaria do CFH, que gere as portarias do Centro, considerando ainda que a secretaria deste departamento possui apenas um servidor. Não será permitida a retirada de chaves por discentes sem a permissão expressa de uma ou um docente de acordo com o indicado nesta página;
- Ao término da utilização, a responsabilidade por desligar os equipamentos (condicionadores de ar, computadores, e outros), bem como por apagar as luzes e fechar portas e janelas, será do responsável pela reserva;
- Na eventualidade de um equipamento apresentar defeito, o mesmo deverá ser comunicado a Secretaria do Departamento para que seja providenciado conserto.