Fazendo o Gênero 12 | Seminário Internacional

15/07/2021 16:04

12ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero será realizada em formato on-line

No período de 19 a 30 de julho de 2021, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina realizará a 12ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Considerando o ainda incerto cenário por conta da pandemia causada pelo Covid-19, a comissão organizadora do Fazendo Gênero 12 tem trabalhado, desde 2020, na adaptação da programação desta edição, que acontecerá excepcionalmente em formato on-line. Devido à ampla programação e às especificidades dos encontros mediados pelo espaço virtual, o FG12 acontecerá durante duas semanas, concentrando sua programação principal entre os dias 26 e 30 de julho, que tem como destaque para as mesas-redondas, conferências e a Marcha Virtual Mundos de Mulheres, que serão transmitidas pelos Canais do Fazendo Gênero no YouTube e poderão ser acessadas, livremente, pelas pessoas interessadas.

O Seminário acontece desde 1994, reunindo pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema desta edição é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.

Serão mais de dois mil trabalhos científicos distribuídos nos 160 Simpósios Temáticos, 24 sessões de Pôsteres, 34 Oficinas, 8 Minicursos e 35 Mesas-redondas. Além disso, o FG12 terá uma programação cultural, já iniciada com a Mostra Audiovisual e Mostra Fotográfica, que aconteceram em março deste ano. O Canal 1 do Fazendo Gênero transmitirá os trabalhos de artistas e artivistas e também sediará uma série de rodas de conversa nos dias 24 e 25 de julho. A III Exposição Arte e Gênero acontecerá entre os dias 26 de julho a 29 de outubro de 2021 que, nesta edição, acontecerá virtualmente por meio da Plataforma Digital do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza. Fazem parte da programação também o já tradicional Crianças no Fazendo e a Tenda Mundos de Mulheres.

Uma das atividades mais aguardadas e de maior destaque do evento são as Conferências. Neste ano, o Fazendo Gênero contará com a presença da socióloga moçambicana Isabel Casimiro (19/07, segunda-feira, às 9h30) que proferirá a conferência de abertura, da escritora brasileira Conceição Evaristo (26/07, segunda-feira, às 16h30), da liderança indígena Sônia Guajajara (27/07, terça-feira, às 16h30), da antropóloga Angela Figueiredo (29/07, quinta-feira, às 16h30). A conferência de encerramento será realizada pela escritora e historiadora angolana Ana Paula Tavares (30/07, sexta-feira, às 16h30). A programação completa e todas as informações podem ser acessadas no site https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/programacao.

Secretaria do Fazendo Gênero

Website: http://fazendogenero.ufsc.br/12/

Seminário Internacional Fazendo Gênero – Home

Fazendo Gênero (@fazendo_genero_12)

Canais do FG no YouTube

#paratodesverem: Card com fundo de sequência repetida de figuras geométricas em azul, vermelho, laranja e roxo, que remetem à cultura africana. O logo do FG12 está à esquerda e, à direita, Seminário Internacional seguido da data do evento. Na parte central, à direita, lê-se em azul: “Acesse nossas redes para acompanhar o evento:”, seguido do texto em vermelho “19 a 30 de julho”. À esquerda, lê o texto, intercalando entre vermelho e azul “Facebook: facebook.com/FazendoGenero/ Instagram: instagram.com/fazendo_genero_12/ Email:  Confira quais os canais do FG no Youtube e outras informações no website: http://fazendogenero.ufsc.br/12/“. na parte inferior, as logos: UFSC. IEG. UDESC. CAPES. Fim da descrição.

Secretaria do Fazendo Gênero
Tags: convitegêneroseminário